sexta-feira, 2 de março de 2012

Aprovada em 1º lugar no vestibular, aluna também se destacou no Projeto Rádio Escola


Em recente matéria publicada no jornal Tribuna do Planalto (e republicada no site da Secretaria de Estado da Educação) houve destaque especial à aprovação de alunos com necessidades especiais nos vestibulares de Goiás, ressaltando-se, inclusive, os dois estudantes de Iporá, Deliana Santos e José Ferreira, ambos com deficiência visual. A publicação ressalta que “Em Iporá, cidade localizada a cerca de 230 quilômetros da Capital, dois alunos com deficiência visual mostraram disposição para superar obstáculos e enfrentar desafios e conseguiram ser aprovados na UEG (Universidade Estadual de Goiás). Deliana Santos de Oliveira, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, foi aprovada em 1º lugar no curso de Biologia. José Ferreira Santana, 59 anos, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco, foi aprovado em 6º lugar no curso de História. Ambos também tiveram atendimento no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no contraturno escolar.”

Como participante do Projeto Rádio Escola do Núcleo de Tecnologia Educacional/NTE Iporá, durante três anos a aluna Deliana mostrou determinação e disposição em vencer os obstáculos e desafios impostos pela perda visual. Com empenho, força de vontade e auxílio de sua mãe, a jovem locutora decorava todas as falas para gravação ou apresentação em público. A participação sempre foi de muito envolvimento na produção dos programas educativos de rádio produzidos em conjunto com os colegas do Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha (atual CECONJ), onde estudou até o 9º ano do Ensino Fundamental, tendo participado da produção de programas também no CAEE.

Assim como Deliana, vários alunos com necessidades especiais integraram o Projeto Rádio Escola, motivados pelo desejo de “falar no rádio” e serem locutores como os profissionais da comunicação. Através do CAEE e do Projeto Rádio Escola, os estudantes desenvolveram habilidades de leitura, interpretação e memorização, dentre outras. O trabalho desenvolvido foi reconhecido a nível estadual e mereceu uma premiação como “Projeto de Destaque”, no Seminário de Tecnologias realizado em Goiânia, no ano de 2010. Na oportunidade, Deliana e colegas de equipe apresentaram programa de rádio ao vivo para uma plateia repleta de representantes de diversos municípios goianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário